Aos Mestres, com carinho!

Aos Mestres, com carinho!
Drummond, Vinícius, Bandeira, Quintana e Mendes Campos

sábado, 3 de outubro de 2015

“A pele de Vênus”

 





















Adaptação bastante fiel da peça homônima de David Ives, que por sua vez retrata o teste para uma encenação baseada no clássico do austríaco Leopold von Sacher-Masoch. Esse jogo de texto dentro do texto ganha uma terceira dimensão no filme, gerando inúmeros desdobramentos especulativos.

Roman Polanski é mestre da narrativa cinematográfica, especificamente da decupagem. Isso fica evidente quando ele trabalha em condições mínimas, como aqui, dispondo de apenas dois atores e um único cenário.

E é interessante notar como essas características se reptem na filmografia do diretor, desde “A faca na água” (1962) até “Deus da Carnificina” (2011), passando por “Repulsa ao sexo” (1965), “Lua de fel” (1992), “A morte e a donzela” (1994), etc. Sempre com extrema precisão plástica e grande senso de andamento.

A temática sexual, de forte viés feminista, traz inevitável lembrança das vicissitudes de Polanski com a Justiça estadunidense. A ótima Emmanuelle Seigner, esposa do diretor, e Mathieu Amalric (também cineasta, que a certa altura parece mesmo imitá-lo) reforçam esse detalhe autobiográfico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas comentários inteligentes. Palavras chulas ou xingamentos serão deletados.