Aos Mestres, com carinho!

Aos Mestres, com carinho!
Drummond, Vinícius, Bandeira, Quintana e Mendes Campos

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

As 20 melhores utopias da literatura

Abraham Ortelius - Maris Pacifici (1589)


A utopia no século XXI está, infelizmente, muito próxima do significado dos radicais gregos "não" e "lugar" que originaram a expressão "não-lugar" ou, mais precisamente, "lugar que não existe". A utopia representa portanto uma civilização ideal que possa realizar o sonho de uma sociedade sem diferenças, uma meta difícil de ser atingida em um mundo cada vez mais dividido pelos conflitos religiosos, econômicos e políticos. Quando Thomas More lançou Utopia em 1516, criando este ideal de mundo perfeito, a humanidade vivia sob o impacto das grandes descobertas e ainda parecia possível o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e humanista. De qualquer forma, o termo permaneceu até os nossos dias influenciando a criação de obras de filosofia, política, ou simplesmente ficção. Segue em ordem cronológica uma seleção das 20 melhores utopias imaginadas (mas nunca concretizadas) pelo homem na literatura.

(01) A República (380 a.c.) - Platão

A obra pode ser incluída como utopia por registrar os diálogos de Sócrates relativos à diversos temas filosóficos e sociais, assim como condutas políticas para administração de uma cidade, independente dos interesses particulares e visando o bem estar coletivo da sociedade (um tema ainda bem atual e que explica porque Sócrates acabou condenado à morte ao contrariar os governantes da época).

(02) Utopia (1516) - Thomas More

Thomas More (1478 - 1535) imaginou uma ilha chamada Utopia, certamente influenciado por relatos sobre as descobertas da época no continente americano. Nesta ilha-reino habitaria uma sociedade sem propriedade privada, livre de imposições religiosas ou do Rei. Devido à sua defesa pelos ideais de liberdade, More foi condenado por traição e, mais tarde, à morte por se recusar a aceitar o novo matrimônio de Henrique VIII.

(03) A Cidade do Sol (1602) - Tommaso Campanella

Esta obra foi escrita durante o período de 27 anos em que o frei dominiciano Tommaso Campanella (1568 - 1639) esteve preso em Nápoles, sob a acusação de heresia. O autor foi certamente influenciado por obras como Utopia e A República ao descrever o que seria uma cidade ideal e o sonho utópico de uma sociedade justa.


(04) Nova Atlântida (1624) - Francis Bacon

Francis Bacon (1561 - 1626) atuou como político e filósofo, sendo considerado como o fundador da ciência moderna ao se dedicar à metodologia científica, norteada pelo raciocínio indutivo e o empirismo. Em Nova Atlântida, uma obra que ficou incompleta, é apresentada uma sociedade com direitos e deveres iguais e discutida a importância da natureza, um tema também muito atual.

(05) Cândido (1758) - Voltaire

Um dos trabalhos satíricos mais marcantes de todos os tempos onde Voltaire (1694 - 1778), um mestre do sarcasmo, critica com muito bom-humor as regalias da nobreza francesa da época e a perseguição religiosa através da Santa Inquisição. Em Cândido, o pobre protagonista segue a filosofia do fictício filósofo Pangloss que afirma que "todos os acontecimentos estão encadeados no melhor dos mundos possíveis" em uma utopia cega às avessas e um otimismo absurdo que logo pagaria o seu preço na iminente Revolução.

(06) Do Contrato Social (1762) - Jean Jacques Rousseau

Segundo a filosofia de Rousseau (1712 - 1778), o homem seria naturalmente bom, sendo a sociedade, comandada pela política (normalmente corrupta), a culpada pela "degeneração" dele. O contrato social deveria portanto nortear o acordo entre os indivíduos para se criar uma sociedade justa e equilibrada, e só então um Estado. O contrato deveria garantir um pacto e não um status de submissão do povo ao Governo.

(07) O Capital (1848) - Karl Marx

Uma obra importante de Karl Marx (1818 - 1883) e também incompreendida que originalmente pretendia denunciar a desigualdade social entre a burguesia e o proletariado devido à injusta política de produção capitalista, mas que, até hoje, não conseguiu realizar o sonho do socialismo utópico e o equilíbrio entre capital e trabalho assalariado.

(08) Erewhon (1872) - Samuel Buttler

O inglês Samuel Buttler (1835 - 1902) publicou de forma anônima este romance que tem o nome de um país fictício descoberto pelo protagonista e é uma sátira à sociedade vitoriana da época. O autor trabalhou na Nova Zelândia como um criador de ovelhas e utilizou suas memórias para criar Erewhon, assim como também foi influenciado pelo trabalho de Jonathan Swift em As Viagens de Gulliver de 1726 (outra importante sátira utópica).

(09) Notícias de Lugar Nenhum (1890) - William Morris

William Morris (1834 - 1896) era pintor e escritor e foi um dos fundadores do movimento socialista na Inglaterra. Ele planejava desenvolver belos objetos a preços acessíveis, ou mesmo gratuitamente. Em Notícias de Lugar Nenhum ele descreve uma sociedade utópica em 2012 onde a natureza é preservada e todos trabalham para o bem comum.

(10) A Utopia Moderna (1905) - H. G. Wells

H. G. Wells (1866 - 1946) é conhecido como o pai da ficção científica e escreveu livros que foram exaustivamente adaptados para o cinema devido à sua originalidade, A Máquina do TempoO Homem Invisível e A Guerra dos Mundos são exemplos de romances que já fazem parte da nossa herança cultural popular. Neste livro, um distante planeta serve como propósito para uma utopia pós-moderna.

(11) Peter e Wendy (1911) - James Matthew Barrie

Não consigo imaginar utopia melhor do que a Terra do Nunca imaginada neste clássico da literatura infantil por James Matthew Barrie (1860 - 1937), um lugar onde Peter Pan e seus amigos podiam viver para sempre como crianças sem envelhecer jamais.

(12) Herland (1915) - Charlotte Perkins Gilman

Uma utopia essencialmente feminina onde a autora, Charlotte Perkins Gilman (1860 - 1935) imaginou uma sociedade isolada, composta somente por mulheres que se reproduziam através de um processo de partenogênese (reprodução assexuada). Como resultado uma sociedade ideal, livre de guerras, conflitos e dominação (difícil de acreditar, não é mesmo?). O livro só foi publicado em 1979.

(13) Horizonte Perdido (1933) - James Hilton

Uma das melhores representações de paraíso na terra criadas pela literatura por James Hilton (1900 - 1954). Um grupo de pessoas, fugindo da guerra, é sequestrado e mantido em uma distante montanha do Tibete, chamada de Shangri-lá. Mais um grande sucesso de adaptação, por duas vezes (1937 e 1973), para o cinema.

(14) Islandia (1946) - Austin Tappan Wright

Um país imaginário no qual Austin Tappan Wright (1883 - 1931) trabalhou durante toda a vida como passatempo. Após sua morte foi descoberta a detalhada história de Islandia com geografia, genealogia, língua e cultura próprias. O livro foi publicado por sua esposa e filha postumamente em 1946.

(15) O Fim da Infância (1953) - Arthur C. Clark

Um clássico da ficção científica escrito por Arthur C. Clark (1917 - 2008), autor também de 2001: uma Odisséia no Espaço. Em O Fim da Infância, ocorre uma invasão alienígena pacífica da Terra que passa a ser governada pelos misteriosos invasores. O planeta passa por um período de paz e prosperidade, será que a utopia vem do espaço?

(16) A Ilha (1962) - Aldous Huxley

Último livro de Aldous Huxley (1894 - 1963) tem como enredo a ilha fictícia de Pala onde vive uma sociedade isolada do mundo e controlada por uma seita formada por religiões orientais e ciência. Os habitantes desta sociedade tem uma existência feliz e integrada com a natureza, uma verdadeira utopia.

(17) Ecotopia (1975) - Ernest Callenbach

Ernest Callenbach (1929 - 2012) imaginou um romance descrito como uma das primeiras utopias ecológicas que influenciou os movimentos de contracultura e movimentos verdes em todo o mundo. O enredo é ambientado em 1999 (25 anos no futuro de 1974). O novo país Ecotopia é formado pela Carolina do Norte, Oregon e Washington.

(18) A Geração da Utopia (1992) - Pepetela

Neste caso, apesar do título, não podemos considerar o livro como uma utopia uma vez que Pepetela descreve a realidade de Angola pós-independência, confrontando os valores revolucionários originais com o que foi efetivamente construído após a vitória do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) sobre Portugal. Uma prova de que o nosso mundo atual é formado muito mais por distopias do que utopias.

(19) White Mars (1999) - Brian Aldiss

Descrito como uma utopia do século XXI, este clássico da ficção científica de Brian Aldiss apresenta, em um futuro não muito distante, a colonização de Marte. Pessoas visionárias tentam impedir que os interesses políticos e das grandes corporações transformem Marte no mesmo ambiente de destruição que chegamos no Planeta Terra.

(20) Hominids (2002) - Robert J. Sawyer

O canadense Robert J. Sawyer é um premiado escritor especializado em ficção científica e autor da trilogiaNeanderthal Parallax (não traduzida no Brasil) formada por Hominids (2002), Humans (2003) e Hybrids (2003). O enredo trata de dois mundos paralelos, o nosso mundo conhecido e outro onde os Neandertais se tornaram a raça dominante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas comentários inteligentes. Palavras chulas ou xingamentos serão deletados.