Aos Mestres, com carinho!

Aos Mestres, com carinho!
Drummond, Vinícius, Bandeira, Quintana e Mendes Campos

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

VOCÊ SABIA?


Olha-se no espelho e se acha linda. Lembra-se de quando, insegura, nada lhe agradava, nenhuma roupa, nem maquiagem – roubada da irmã mais velha. Chorava. Desesperava-se e terminava os seus sonhos de Cinderela cansada, sozinha, no seu quarto. As únicas testemunhas de seu desespero eram seus livros, as roupas jogadas pelo chão.

Estava alegre demais. Temia, embora não acreditasse, que algo, um cometa – e ria -, estragasse aquela noite. Sentia-se uma debutante. Era uma debutante. Maquiagem perfeita, com a ajuda da mãe e da irmã – o que só era possível após o seu pai ter saído de casa. O velho era um coronel. Não sabia como sua mãe aguentara tanto tempo aquele casamento.

Olhava pela janela do seu quarto. Sétimo andar. A noite estava escuramente bela. Poucas nuvens. Nenhum astro visível. As luzes da cidade denunciavam vida, mesmo dentro daqueles minúsculos apartamentos onde crescia verticalmente a solidão. Mas nada tirava o sorriso do seu rosto. A mãe dava os últimos retoques nas filhas a caminho da noite, da diversão, da paquera.

Abraçam-se as três. Maria chora de alegria. Marina, sua irmã também. Rúbia, a mãe sorri e tenta esconder sua emoção - lembra-se do ex-marido autoritário, senti-se liberta. Bate na bunda das filhas. Ri e fala alto: - Vamos, meninas, vamos! Preciso dormir. Vocês são jovens, divirtam-se. A noite é uma criança. Mas não exagerem. Qualquer coisa liguem. Não desliguem o celular.

Nunca mais se viram. O celular dava fora de área...

O mundo é machista, misógino, assassino. No Brasil há um caso de estupro notificado a cada 11 minutos. Por dia 13 mulheres são assassinadas. Você sabia?