Aos Mestres, com carinho!

Aos Mestres, com carinho!
Drummond, Vinícius, Bandeira, Quintana e Mendes Campos

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

WDL, A BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL, JÁ DISPONIBILIZA 20 MIL TÍTULOS EM PORTUGUÊS



A WDL, biblioteca digital mundial, um projeto de colaboração entre a Biblioteca do Congresso dos EUA, a UNESCO e parceiros por todo o mundo, disponível através do site www.wdl.org, já está com mais de 20 mil títulos em sua versão em portugês.  A BDM oferece documentos de caráter patrimonial em idiomas diferentes:árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português. Mas há documentos em linha em mais de 50 idiomas.

Com acesso gratuito e sem necessidade de registro, a plataforma reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos sobre a riqueza cultural de todas as bibliotecas do planeta, como o Hyakumanto darani, um documento em japonês publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da história.
A biblioteca tem, ainda, a Bíblia de Gutenberg; um relato dos azetecas que constitui a primeira menção do Menino Jesus no Novo Mundo; trabalhos de cientistas árabes desvelando o mistério da álgebra; ossos utilizados como oráculos e esteiras chinesas; antigas fotos latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil e a célebre Bíblia do Diabo, do século XIII, da Biblioteca Nacional da Suécia.
Também está disponível documento sobre a Declaração de Independência dos Estados Unidos, assim como as Constituições de numerosos países.
O internauta poderá orientar a sua busca por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição. 
Os seus responsáveis afirmam que a BDM está sobretudo destinada a investigadores, professores e alunos.