Aos Mestres, com carinho!

Aos Mestres, com carinho!
Drummond, Vinícius, Bandeira, Quintana e Mendes Campos

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

1º. Poema avistado no Velho Chico – Piranhas-AL, poema de José Maria Almeida Marques


Velho Chico, velho Chico
Águas tomadas de Minas
Dessa Grota de Angicos
Donde veio d’água mina
Comparo o teu destino
Ao do Capitão Virgulino.
Sentei-me na pedra fria
Que de sangue foi lavada
Vi Lampião vi, Maria
Suas cabeças cortadas
Retirem-me a poesia
A eles fico igualado.
Capitão és Pancho Villa
Com teu chapéu estrelado
Naquela loca de pedra
Morreste como Guevara
Tirem-me Manuel Bandeira
E fico assim de nonada.
Aqui da Pedra do Sino
Vejo o Rio iluminado
Diferente do destino
Do homem e outros gados
Cada qual com suas sinas
Nas veredas já traçadas.
Cânions do São Francisco
Lá na Gruta do Talhado
Rio, sonido de mar
Homens, de secos riachos
As mulheres que amei
Oceano ou fios d’água.
Por todas me apaixonei
Eu, poeta abestalhado
Numas morri de sede
Noutras me fui, afogado
Ó Senhora da Saúde
Acoite os meus pecados.

José Maria Almeida Marques